Nosso Time

IMG-20241101-WA0001

Alvarus de Aguiar Falcão

Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (julho/1979)

Alvarus de Aguiar Falcão é Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (atual Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI) em julho de 1979. Com mais de quatro décadas de experiência, Alvarus iniciou sua carreira como engenheiro de campo na TENENGE, atuando em projetos de subestações de alta tensão. Ao longo dos anos, ocupou posições de destaque em empresas como CELETRAMAZON e ECEL, onde foi responsável por projetos eletromecânicos de grande porte, incluindo redes de distribuição, instalações industriais e infraestrutura de plataformas offshore.

Entre suas realizações, destacam-se a coordenação da iluminação do Maracanãzinho para o Campeonato Mundial de Vôlei de 1992, o gerenciamento da instrumentação elétrica de plataformas da Petrobras e a consultoria em operações estruturadas no mercado financeiro. De 2004 a 2011, Alvarus foi Diretor na APEX, liderando propostas e vendas no setor petroquímico. Desde 2015, ele também atua como trader de ações e derivativos na B3.

20241101_121249

Augusto Nelson Carvalho Viana

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (1979), Mestrado pela EFEI, Doutorado pela Poli-USP, Engenharia Civil.

Augusto Nelson Carvalho Viana é Engenheiro Mecânico formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, em 1979. Com mestrado na mesma instituição e doutorado pela Poli-USP em Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Augusto acumulou uma vasta experiência acadêmica e profissional ao longo de mais de 40 anos.

Como professor da UNESP e da UNIFEI, ele orientou diversas dissertações de mestrado e participou de inúmeras bancas de mestrado e doutorado, além de publicar diversos artigos em congressos e revistas. Ele também coordenou o Laboratório de Etiquetagem de Bombas da UNIFEI até 2014 e, desde 2015, atua como consultor e coordenador do Laboratório de Etiquetagem de Bombas Centrífugas da startup S.O.ESCO, onde se dedica a projetos de eficiência energética na indústria e no setor de saneamento.

Augusto possui uma sólida experiência em hidráulica, PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), medições e diagnósticos energéticos. Ele também é autor de guias práticos publicados pelo PROCEL/ELETROBRAS e tem atuado como consultor e instrutor na Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (FUPAI) desde 1983.

Além de sua atuação como consultor, Augusto tem se envolvido em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, destacando-se em áreas como a conservação hidroenergética e a microgeração hidrelétrica. Ele é autor de livros e capítulos voltados à eficiência energética e à aplicação de tecnologias no setor de energia, e sua contribuição ao campo tem sido amplamente reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Em 2024, Augusto Nelson Carvalho Viana, se tornou sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, onde aplicou sua vasta experiência em engenharia e gestão de projetos na expansão da empresa.

Carlos

Carlos Alberto Cardoso

ENGENHEIRO ELETRICISTA pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (1979)

Carlos Alberto Cardoso é engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (hoje Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI) em 1979. Ele possui uma vasta experiência em geração de energia elétrica, com mais de 40 anos dedicados principalmente a usinas hidrelétricas. Iniciou sua carreira na Kenia Engenharia Ltda, onde atuou como engenheiro de projetos de painéis elétricos, e logo depois ingressou na Eletronorte, onde desempenhou funções de grande responsabilidade, incluindo a operação em tempo real na Usina Hidrelétrica de Tucuruí e a gerência do Departamento de Operação de Usinas Hidrelétricas. Além disso, Carlos expandiu sua formação com cursos de especialização em engenharia de análise e planejamento de operação de sistemas elétricos pela UNICAMP e pós-graduação sobre energia em uma parceria entre UNICAMP, USP e UNIFEI.

Ao longo de sua carreira, Carlos também trabalhou como consultor de comissionamento de usinas hidrelétricas e ocupou posições de liderança técnica em grandes projetos, como gerente responsável técnico na Usina Hidrelétrica de Ponte de Pedras e na Usina Hidrelétrica de Estreito. Seu último cargo foi como gerente e responsável técnico na Usina Hidrelétrica de Jirau, localizada no Rio Madeira, Rondônia, onde permaneceu até 2019. Carlos concluiu seu MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e sua formação continuada na área de energia, o que complementa sua sólida experiência no setor.

Em 2024, Carlos Alberto Cardoso, se tornou sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, onde aplicou sua vasta experiência em engenharia e gestão de projetos na expansão da empresa.

20241101_115330

José Maria da Silva Masseli

Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (dezembro/1978)

José Maria da Silva Masseli é Engenheiro Eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em dezembro de 1978. Com uma carreira extensa e diversificada, ele construiu uma sólida trajetória na área de engenharia elétrica, com foco em operações, planejamento e manutenção de usinas e redes de distribuição de energia.

Seu percurso profissional teve início em 1979, quando integrou a equipe de comissionamento da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago (UHSS) da ELETROSUL, onde trabalhou até 1983. Posteriormente, atuou como Gerente de Divisão de Manutenção Elétrica na mesma usina, consolidando sua expertise em manutenção e operações de grande porte.

A partir de 1987, José Maria ingressou na CEMIG, onde desempenhou diversos papéis de liderança. Ele foi Engenheiro Assistente nos Distritos de Distribuição de Três Corações e São Lourenço, e, mais tarde, assumiu cargos gerenciais em Planejamento, Projetos, Obras e Operações nos Distritos de Alfenas, Itajubá e Pouso Alegre. Em cada uma dessas funções, ele contribuiu significativamente para a eficiência e a expansão das redes de distribuição de energia da empresa.

Em 2024, José Maria da Silva Masseli, se tornou sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, onde aplicou sua vasta experiência em engenharia e gestão de projetos na expansão da empresa.

Osmar Martins Riêra

Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Dezembro/1978)

Osmar Martins Riêra é engenheiro eletricista formado pela UNIFEI em 1978, com um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, concluído em 2006. Com mais de quatro décadas de experiência, ele iniciou sua carreira como engenheiro de manutenção elétrica na Companhia de Cimento Portland. Ao longo dos anos, Osmar ocupou diversos cargos na Celesc e CEMIG, onde gerenciou distritos de distribuição de energia e planejamento de obras em Minas Gerais, consolidando-se como um líder na área de distribuição de energia.

Além de sua atuação na CEMIG, Osmar trabalhou como consultor para a ANEEL e concessionárias de energia elétrica, oferecendo sua expertise em projetos de abrangência nacional. Atualmente, ele exerce o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do Clube de Campo de Pouso Alegre e é sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, reforçando sua contribuição contínua para o setor elétrico e empresarial.

Em 2024, Osmar Martins Riêra, se tornou sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, onde aplicou sua vasta experiência em engenharia e gestão de projetos na expansão da empresa.

5

Paulo Roberto Vilela Pinto

Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (julho de 1985).

Paulo Roberto Vilela Pinto é engenheiro eletricista, graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (hoje UNIFEI) em 1985. Com pós-graduação em Matemática Superior pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília e especialização em Gestão Empresarial pela UnB, ele possui ampla experiência em projetos de eficiência energética e P&D no setor elétrico. Paulo coordenou importantes projetos na CEB-Brasília, como o Programa de Eficiência Energética na Esplanada dos Ministérios, e participou da elaboração do Programa Nacional de Conservação de Energia no Ministério de Minas e Energia.

Na área de engenharia de transmissão e distribuição, Paulo gerenciou a implantação de Linhas de Transmissão e Subestações na CEB, além de coordenar projetos de grande porte, como a substituição de linhas aéreas por subterrâneas em Brasília. Ele também é autor de várias publicações sobre eficiência energética e história da distribuição de energia elétrica.

Além de sua carreira na engenharia, Paulo tem experiência como professor de matemática e física, e como diretor de cursos pré-vestibulares. Atualmente, ele atua na Cruz de Malta DF, captando recursos para creches que atendem 1.200 crianças, demonstrando seu compromisso com projetos sociais.

Em 2024, Paulo Roberto Vilela Pinto, se tornou sócio fundador da Camon Carbon Money S/A, onde aplicou sua vasta experiência em engenharia e gestão de projetos na expansão da empresa.